Instrumental por Medida

Com a proliferação das redes sociais e as ferramentas da internet, o trailer cinematografico tem adquirido uma importância primordial. O Mixtape à fez uma genealogia ao dito que vale a pena reler, mas no momento chamo a vossa atenção para um detalhe particular. A trilha sonora. Já repararam no carácter épico dos trailers? Como quase ficam sem fôlego ao observar uma exacerbada movimentação de imagens apoiadas por uma trilha sonora que faz tilintar o coração dentro da caixa torácica e arregalar os olhos de entusiasmo? Não é um acaso inocente, a chave é o instrumental que os acompanha. Se antes, um trailer emprestava a sua trilha sonora de um filme já estreado, actualmente, e cada vez mais, os estúdios recorrem a casas de música especializadas, cuja função é musicalizarem, em níveis épicos os trailers. Uma dessas casas chama-se Audiomachine e a colectânea que se segue explica porque se tornou o meu tesouro musical.
Audiomachine é uma casa especializada em criar música instrumental para fins comerciais. Com base em Hollywod, foi fundada em 2005 e depressa se tornou a escolha dos produtores para musicar os seus trailers. Descobri-os por acaso no youtube ao pesquisar o paradeiro de um instrumental usado num tributo cinematográfico. Aquele link, levou-me a muitos outros e a incessante busca pela identidade de tal colectivo musical e o paradeiro dos seus álbuns, levou-me à descoberta de algo iluminado.

O meu gosto pelo instrumental nasceu dos filmes que via em pequena, a música exprimia os sentimentos da acção que decorria sem ser necessário ler legendas. Uma orquestra com prolíferas secções de cordas, possante percussão e uma linha de coro ou cânticos, buscando inspiração de civilizações antigas, são a minha perdição e os Audiomachine são especializados nisso mesmo. Níveis épicos de êxtase musical ao nosso serviço. Canções que aumentam o nosso nível de euforia, ao ponto de liderar a revolução que se avizinha. Pronto, exagero, mas é verdade que os Audiomachine são sinónimo de euforia, o que os estudiosos classificam como uma nova tendência, o “narcótico musical”. Se não acreditam, oiçam. Façam-no com os auscultadores ao máximo, ou ligados à aparelhagem lá de casa com o corpo encostado às colunas.

Se os temas vos soarem familiares, não será coincidência, possivelmente recordam-se deles de visionamentos de trailers recentes. Podem adquirir os temas da casa Audiomachine pelo iTunes ou através do site.

Advertisements

1 thought on “Instrumental por Medida”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s